Confira abaixo como foi a “Participaçao da UATI/USC” na
16ª Semana Municipal da 3ª Idade que foi no período de
22/setembro – 1/outubro :
Peça Teatral “Pluft o Fantasminha” com o Grupo de Teatro Fazendo Arte da UATI/USC
Sinopse – Pluft, o fantasminha
Pluft, o fantasminha é uma das peças mais montadas de Maria Clara Machado. Estreiou em 1955, no Rio de Janeiro e conta a história de um fantasminha (criança) que tem medo de gente. O texto fala sobre o medo do desconhecido, que todos nós, crianças ou adultos, temos. Na montagem do grupo de teatro Fazendo Arte, uma personagem que era apenas citada (Xisto, primo de Pluft) aparece em cena. E a personagem do Tio Gerúndio ganha uma adaptação, passando de um tio dorminhoco para um tio estudioso e sabe-tudo! Essa personagem vem comentar e explicar algumas passagens da história. Pluft vem lembrar que é preciso enfrentar os medos para que o bem possa triunfar! Mas, principalmente, esclarecer que o medo faz parte da nossa vidas.
Ficha Técnica
Ana Querino Sebastião Conceição Veronezi Maribel
João Pedro Querino Xisto Lenira Andrade Tio Gerúndio
Ligia D'Alessandro Mãe do Pluft Neuza Toloi Julião
Paulo Evilázio Marinheiro Perna de pau
Vivian Rocha Pluft
Direção Giovana Gobeth e Milah Krins
Adereços Edna Godinho
Dia 24/09 - Quarta feira, das 14h às 16h realizou-se no Teatro Veritas uma palestra com a vereadora Drª Telma Gobbi que se pronunciou sobre as "Novas Perspectivas para os Idosos de Bauru", antes porem o Grupo Musical Se Vira nos 60 abriu o evento apresentando três musicas.
Grupo Musical Se Vira nos 60 |
Dra Telma e a Coordenadora da UATI |
Dia 28/09 - Domingo, os alunos da UATI tiveram a oportunidade de participar da Caminhada monitorada que foi realizada na Avenida Getúlio Vargas, em parceria com a academia Guaraná.
Representação da UATI |
Dona Irma |
Conjunto Musical Pratas da Casa |
Baila dançando forró |
dançando The Lions Sleeps Tonight |
A Sra Maria Helena Pinho de Assis também participor com o pema abaixo:
Idoso, por que não?
Idoso não é só alguém que já envelheceu, mas antes de tudo é uma pessoa, alguém criado à imagem e semelhança de Deus e que circunstancialmente tem uma certa idade e prazo de validade, mas a idade não depende dos anos vividos, mas sim do temperamento e da saúde geral do indivíduo. Algumas pessoas já nascem velhas outras jamais envelhecem.
“Saber envelhecer só depende de você”.
O medo de enfrentar o novo faz parte da condição humana e o cérebro só se mantém em forma quando usado e exposto a novos desafios. E a vida é feita de desafios diários.
Hoje, você IDOSO, pode fazer o que quiser, pois você tem capacidade de desenvolver “SABERES”, pois tem experiências suficientes para administrar suas escolhas.
A vida é longa e é um prêmio. Façamos por merecer esse prêmio e o tempo é o grande mestre e os alunos mais adiantados são os IDOSOS, porque através dos fatos por nós vividos, dos nossos erros e acertos, a sociedade se renova, pois de um erro hoje o acerto futuro é bem maior, nós somos o canal de transformação da sociedade.
“IDOSO”, aproveite melhor a vida, você já se realizou profissionalmente, já criou seus filhos e hoje lhe sobra tempo para projetos que por “N” motivos ficaram apenas no sonho. Então vá em busca do “algo” que estava guardado no fundo do baú.
Há 10, 15 anos envelhecimento era um tabu. Após a aposentadoria restava apenas esperar a vinda da morte.
Hoje o IDOSO procura academias, clubes de serviço, frequenta universidades para se reciclar, se atualizar, para fazer novas amizades. Atividades essas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. Fazem com que os idosos deixem de ser um problema para a família, promovem o respeito, a dignidade e a cidadania das pessoas.
Você IDOSO é especial, tem horizontes e possibilidades. Sua vida é a maior empresa do mundo, só você pode evitar que ela vá a falência.
Você IDOSO carrega experiências acumuladas ao longo da vida, mas não viva de SAUDADE, enfrente o novo e se rejuvenesça, para isso mude sua mentalidade e treine suas emoções. Procure sempre superar perdas e frustrações.
Mais do que a genética, o modo de vida de como vivemos nosso dia a dia influencia numa longevidade feliz.
IDOSO aprenda a olhar a vida pelo para-brisas e não pelo retrovisor.
SONHE, sem sonhos a vida não tem brilho.
E, como já disse outras vezes, repito hoje:
“Só é velho quem tem rugas na alma”.
Obrigada,
Maria Helena Pinho de Assis.
Setembro/2014.
Dia 01/10 - Quarta feira “Dia Nacional do Idoso”
A participação da UATI/USC na Semana Municipal da 3ª Idade terminou no dia 1 de outubro (quarta-feira) com uma tarde de espiritualidade com a Irmã Carina Souza e o Profº Cleiton Senen, das 14h às 16h. As 18h, todos os presentes participou da Missa em ação de graças pelo Dia do Idoso com a participação do Coral EnCanto,
Irmã Carina durante a palestra |
Dona Irma com o prof. Cleiton |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar! Sua opinião é importante para nós.