14 de set. de 2016

Curso de fotografia

Paula Machado

A primeira vez que entrei em uma sala de aula foi no começo de 2010. Foi uma sensação muito esquisita. Na faculdade, sempre me esquivei dos olhares, das rodas, dos aglomerados, das festas. Timidez? Vergonha? Não me identificar? Não sei ainda (em busca de respostas).
Só sei que ao entrar nessa sala, esses olhinhos experientes e curiosos me encantaram. Talvez por terem vivido tanto, por terem passado por tantas coisas, por se importarem com outras coisas - coisas que gente jovem muitas vezes não percebe.
Me apaixonei pela terceira idade. Pelo carinho que eles tem com as pessoas, pela delicadeza dos movimentos, pela tranquilidade dos passos, pela vontade de estar junto, pela sinceridade, pela parceria. Foi ali que percebi a beleza da vida. Na ausência, no silêncio e na partida de alguns percebi que ainda é tempo... Mas que não temos muito.
Se tem um lugar que hoje me sinto à vontade é no meio deles.
Descobri, com eles, que uma parte de mim é ponte, é troca. Que o amor é o caminho para o ensino e aprendizado. Sem amor, não é possível ensinar. Sem amor, não é possível aprender.
A partir de amanhã, volto à USC para mais um ciclo de encontros. No planejamento, tudo que sempre quis ministrar em um curso mais longo. Vamos falar sobre a estética contemporânea, sobre parâmetros atuais do "belo", álbuns de família, fotografia como memória. Além disso, entender mais de iluminação natural, composição criativa, botões, regulagem do equipamento. Também quero que eles saiam sabendo passar as fotos para o computador, armazenar em locais seguros, subir as fotos nas redes sociais...
Enfim... essas imagens são da primeira turma, talvez no primeiro dia de aula. :)
Turma 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar! Sua opinião é importante para nós.